1.1-Criação da Paróquia e Posse do 1º Pároco

No dia 20 de janeiro de 1.999 em uma missa  presidida por Dom Murilo S.R.Krieger,  2º Arcebispo da Arquidiocese de Maringá, concelebrada pelos Padres: Pe. Manoel Silva Filho ( Pároco da paróquia S. Silvestre I, Papa), Pe.Ernesto, SAC (provincial dos palotinos), Pe. Luiz Braz de Rezende, SAC(vigário da Paróquia S. Silvestre), demais convidados e paroquianos. Dá-se o inicio a solenidade de criação da Paróquia S.Bonifácio provisoriamente localizada na Rua Carmem Miranda no Conjunto Cidade Alta, esta até então Capela N. Sra. de Fátima agora desmembrada da Paróquia S. Silvestre aos 20 de dezembro de 1998, conf. Decreto de criação nº 270/98 lido e assinado por Dom Murilo.
Nesta mesma data é toma posse como 1º pároco desta Comunidade, o Pe. Luiz Braz de Rezende, SAC,  através de decreto de nomeação com todos os direitos e deveres constantes no Código de Direito Canônico e Orientações Pastorais.2.1 Assembléia Paroquial
 Aos 07de fevereiro de 1.999, aconteceu a 1ª assembléia paroquial onde se reuniram os lideres de pastorais e Movimentos para preparar o planejamento paroquial, incluindo neste, Formação catequética, litúrgica  Festa do Padroeiro e outros...

4.Comissão Comunitária de Pastoral
Neste mesmo ano surge a idéia de formar a nível de experiência, a Comissão Comunitária de Pastoral com reuniões trimestrais.

1º Festa do Padroeiro
Nos dias 05 e 06 de junho deste ano acontece a 1ª Festa do Padroeiro com valiosa participação e empenho dos paroquianos e visitantes.

Sacramentos

Crisma: Logo em 26 de junho de 1.999, recebia o Sacramento do Crisma das mão de Dom Murilo,  a primeira turma com 61 catequizandos.
Eucaristia: Em novembro de 1.999, receberam o Sacramento da Eucaristia 60 crianças. Era esta a primeira turma catequizada na nova Paróquia.

Conferência Vicentina
Aos 10 de setembro de 1999, teve início após eleição da 1ª Presidente da conferência Vicentina Sta. Sofia Renata.

Capelas pertencentes a Paróquia

Capela S. Benedito – conj. João de Barro-I

 Capela Sta Luzia – conj. Cidade Alta -II

Capela São Judas Tadeu – conj. Vale Azul- Sarandí

 Capela São Bonifácio (1ª Capela de Maringá)


Diante  do interesses da Companhia de colonização  e do Pe. Emílio Clemente Scherer que fazia missão no Norte do Paraná, em evangelizar esta região , Pe. Emílio adquiriu um lote de 400 alqueires  de terra, situado  às margens do Ribeirão Pingüim, uma légua ao Sul
da futura cidade de Maringá. Ficando pronta a casa na propriedade rural, o Pe. Emílio toma pose das terra 1939 no mês de dezembro do mesmo ano onde inicia as obras para a construção da primeira capela daquela região. Concluídas as obras em fevereiro de 1940, por ser a única capela , a fama do Pe. Emílio cresceu onde deu-se início a celebração dos Sacramentos  de Batismo e Casamento).

Em 1954 os Padres Palotinos assumem  a direção das terras, após o retorno do Pe. Emílio a Alemanha.
Logo os Padres Palotinos passam a administração da sede da Fazenda ao movimento de Schoenstatt, que pretendia erigir no local um Santuário a Mãe três vezes admirável de Schoesntatt.

Construção da Nova Matriz

Em 05 de fevereiro de 2002 o Conselho Econômico  na pessoa do Sr. Paulo Silva, Sr. Antônio Mantovani e Pe. Luiz Braz, assinaram o contrato de construção com a construtora Rubens e Rubens para dar início as obras de construção da Nova Matriz. Aos 27 de Agosto do mesmo ano, era concluída a primeira parte da construção. Em fevereiro de 2004 o Instituto Adveniat envia ajuda vinda da Alemanha para a cobertura da matriz. Em 12 de junho de 2005, Dom Anuar Batistti, atual Arcebispo de Maringá, faz sua 1ª visita a Paróquia e celebra missa do Padroeiro, já na construção em andamento, junto com toda a Comunidade que veio para conhecer seu novo Pastor.

Posse do Novo Pároco

Aos 18 de Fevereiro de 2006, nas dependências da Nova Matriz, em Missa solene presidida por D. Anuar Batistti, concelebrada pelos padres:

Manoel silva filho(assessor da Região), Pe. Luiz Gonçalves Knupp,  Pe. Reginaldo Teruel,Anselmo, Pe. Nunzio Rezengi, Pe. Rildo Ferreira da Luz, Pe. Edmilson Mendes, Pe. Darcy Maximino de Oliveira Diác. Francisco de Paula Cruz, Diác.Oscar José dos Santos,  Ministros da Eucaristia e demais convidados além de toda a Comunidade que esteve presente, recebe a Provisão de Pároco da Paróquia São Bonifácio, o Pe. José Aparecido de Miranda, conf. Prot. 532/2005, com todos os direitos e deveres constantes no Código de Direito Canônico e Orientações Pastorais. Tomando Posse neste dia, da comunidade, celebrou sua 1ª missa no dia 19 de Fevereiro de 2006 na Matriz.
Pe. Sidneis Salazar toma posse como novo Pároco,  Provisão de posse em 29.08.2012 em Maringá.


 


Atualmente o Pároco responsável
é o Pe. Sidneis Salazar